sábado, 31 de julho de 2010

Fotoshop para a alma?




Um hino chileno que ouvi muito à época de minha conversão pode ser traduzido mais ou menos assim: “uma chaga podre era minha vida e atirado entre as imundícies me encontraste. E Tu estendendo tuas mãos me resgataste para sarar minhas feridas que com amor me curaste. Estou a médio caminho da jornada para chegar a Canaã, onde será minha morada. Perdoa, Senhor Jesus Cristo, sou desobediente, mas tens transformado minha vida e agora sou diferente”.

Depois de muito tempo, enquanto fazia uma caminhada, esse hino me veio à mente e comecei a cantarolá-lo. Mas, diferentemente do que fazia há mais de vinte anos prestei atenção à sua letra, interpretando-a em português, em vez do espanhol que eu repetia mecanicamente, sem me preocupar com sua mensagem.
Aí, então, percebi o sentido do que eu cantava em outra língua sem compreender: quando estamos em pecado (do hebraico avon que significa “errar o alvo e trapo de imundícia”), metaforicamente mergulhamos na sujeira. Entendi o porquê dessa figura, associando-a a uma das mais antigas definições das forças das trevas, pois satanás é Belzebu quer dizer pai das moscas. E é exatamente na imundícia que as moscas habitam. De onde elas vêm não se sabe, mas podemos verificar que quando deixamos uma carne apodrecer, quando passa a cheirar mal, milhares de moscas pairam sobre ela. É assim também que o pecado faz com a humanidade. Quando pecamos, belzebu detecta a imundícia e vem trazer suas mazelas e destruições sobre nossas vidas. Mas é incrível que nem sempre percebemos isso, pois nos acostumamos com o mau cheiro da mesma forma que nos acostumamos com um bom perfume. Aos poucos nem percebemos a lama em que estamos chafurdados. E o pecado passa a ser algo natural. Felizmente, Jesus nos estende a mão e nos cura a chaga podre, transformando o que era fétido em perfume suave, limpando nossas vestes e nos dando a oportunidade de nos sentar a Sua mesa. Aí compreendemos que somente quando Jesus transforma é que nos tornamos diferentes. De outro modo, o que aparece é pura maquiagem. Em tempos modernos podemos dizer “fotoshop”, que muda apenas a aparência, porque ainda não inventaram esse recurso para o caráter.


Por Profa Aya Ribeiro

Nenhum comentário:

Missão

Encorajar a prática da oração intercessória na vida espiritual de cada membro da Igreja Cristã Manancial de Vida.