sábado, 24 de abril de 2010

Jesus e a Zona de Desenvolvimento Proximal




Lev Vygotsky, um educador russo, afirmou que “O saber que não vem da experiência não é realmente saber”. Nessa frase podemos ver a base de sua teoria pedagógica: para ele todo aprendizado é necessariamente mediado. Segundo Vygotsky, o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto. Ao internalizar um procedimento, a criança “se apropria” dele, tornando-o voluntário e independente. Assim, admite que a única aprendizagem significativa é a que ocorre por meio da interação entre o sujeito, o objeto e outros sujeitos (colegas ou professores).
Nesse sentido, fazemos uma associação com o que ensina Salomão em Provérbios 22:6: “Ensina a criança no caminho em que deve seguir, e mesmo com o passar dos anos ela não se desviará dele”. Para o sábio rei, a aprendizagem significativa é aquela que passa pela mediação, assim como ensina Vygotsky. Observe que ele diz: “ensina no caminho”. Ele não diz “ensina o caminho”. A diferença reside no fato de que ensinar no caminho é estar com, é seguir junto. Nesse caso o adulto não aponta o exemplo, não mostra o caminho, mas segue também nele, participando ativamente, o que referenda a expressão do educador russo: “O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa”
Vygotsky chamou de Zona de Desenvolvimento Proximal a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Ao educar, devemos agir assim: mostrar que fazemos, com exemplos significativos; fazer junto, mediando a aprendizagem, para, numa terceira etapa, deixar que o educando descubra as suas potencialidades. Jesus agiu assim com seus discípulos. Mostrou pelas suas atitudes o que deveriam fazer; seguiu fazendo com eles, admoestando e ensinando no caminho e depois deixou que seguissem fazendo, conforme o dom de cada um.
A verdadeira educação é aquela que agrega, que interfere para sempre no curso de vida das pessoas, que transfere valores e conhecimentos que irão ajudá-las e qualificá-las para construir uma vida digna.

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